sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Projeto da ponte de macarrão.


     Somos futuros engenheiros da Faculdade de Ciências e tecnologia Área 1, e fomos incentivados pelo nosso professor a construir um protótipo de ponte utilizando macarrão. 
     A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão, é uma proposta que algumas Universidades do Brasil e do mundo fazem aos seus alunos de Engenharia, com o intuito de motiva-los a empregar os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática. No geral, através de análises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão, bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.
     
     Objetivo: Projetar e fabricar, completamente em macarrão e com estrutura treliçada, uma ponte que suporte inicialmente 10kg e atinja o valor máximo de carga até sua ruptura.
    
      Requisitos do Protótipo:
 − A estrutura do protótipo da ponte deve ser totalmente treliçada e tridimensional
 − O comprimento admissível para o protótipo da ponte completa é de exatamente 1000 mm. Ou seja: A ponte deverá cobrir um vão livre de 1000 mm entre as superfícies de apoio. 
 – O protótipo deverá ser fabricado totalmente em macarrão cilíndrico número 7 e sua massa total não poderá ultrapassar 1000g. 
 – Junções: Devem ser feitas somente de cola quente, cola branca, araldite ou durepox; 
 − Os elementos de treliças deverão ser revestidos com cola branca (tipo cola tenaz) ou verniz. Não poderá ser amarrado com fios, linhas, fitas adesivas, etc.
 − Largura entre um valor mínimo 10 cm e máximo de 20 cm.
 − A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá passar 500 mm.
 − Somente o suporte central, para fixação das massas, poderá ser feito em metal e deverá estar rigidamente fixado. 
 − Nas extremidades poderá conter engastes de 1º gênero, feito somente com tubos de PVC (1/2 polegada), devidamente colados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário